Batalhando contra o medo


Logo que pensei em  falar sobre esse assunto, pedi a Deus uma passagem da Bíblia que me ajudasse a refletir e a resposta foi João 6:16, em que Jesus anda sobre o mar. Esse mesmo momento é relatado em Matheus 14:23 e em Marcos 6:45. O livro em que o fato é relatado com mais detalhes é em Marcos 6: 45 - 56. 

A Bíblia relata que Jesus mandou que os discípulos passassem para o outro lado, que fossem a Betsaida. Logo no começo do texto, fica evidente que os discípulos não queriam ir, pois Jesus os obrigou a fazer aquilo, enquanto ele se despedia da multidão.

Quando faziam tal viagem, um forte vento contrário fazia com que os discípulos passassem por grandes dificuldades. E desta vez, Jesus não estava no barco.

Algumas vezes,ao enfrentar fortes ventos contrários, nos sentimos sozinhos e amedrontados. Parece que Deus está longe e que não vê as dificuldades pelas quais passamos. Daí vem o medo. O medo é algo que paralisa, que tira a perspectiva e a visão.

Ao lermos a passagem bíblica, vemos que os discípulos, ao verem Jesus caminhando sobre as águas, gritavam, pensando que ele era um fantasma. O medo os tornou tão cegos ao ponto de acreditarem até em fantasmas. 

Podemos ficar assim ao deixar o medo tomar conta de nossas vidas. Acreditando no que não existe e temendo quem está vindo para nos ajudar. Não reconhecemos Jesus em meio às tempestades de nossas vidas.

Há alguns anos tive um longo período de síndrome do pânico. É uma doença que causa muito sofrimento, primeiramente porque as causas do medo são indefinidas. Quem tem não sabe medo do quê sente, ou melhor, sente todos os tipos de medo de uma forma descontrolada. Me lembro que foi um período muito difícil. A mente não funcionava direito. Não conseguia ter pensamentos lineares durante as crises e nem conseguia orar direito.  Eu precisava pedir para minha mãe orar por mim, para eu poder acompanhar e me acalmar. Uma vez tive uma crise tão forte que não conseguia nem andar. Meus joelhos tremiam e minhas pernas ficaram paralisadas. É uma condição patológica, mas os nossos medos do cotidiano não são diferentes.

Eles nos paralisam, não nos deixam ter pensamentos claros e adequados, mas sim contaminados por aquilo que tememos. O medo também atrapalha nossa vida espiritual, pois ele revela a falta de confiança em Deus. Embora seja normal ter medos, não podemos deixar que eles tomem conta de nossas vidas.

E para dominá-los, podemos lembrar das duas passagens assustadoras em que os discípulos estavam em meio ao mar, sendo assolados por ventos e tempestades. Como assusta o ser humano não ter domínio sobre as situações, não é?  Mas na primeira situação, Jesus estava no barco, visível, pronto para ser acordado e resolver a situação, Na outra passagem, os discípulos estavam sozinhos, Jesus longe... mas igualmente pronto para ajudá-los em meio ás dificuldades.

A diferença é que nesta última, Jesus os viu passando por essas dificuldades, mas ele estava distante,orando. Para quem estava em meio à ventania, certamente o socorro demorou chegar. E assim que nos sentimos quando o forte vento das lutas nos fustiga e cansados, achamos que não aguentaremos e não conseguiremos esperar pelo socorro.

Mas na hora certa, e de maneira inusitada, chega Jesus, colocando fim ao forte vento, dizendo: Sou eu, não temais"(Mc 6:20b).

E quando os medos surgem em nossas vidas. O medo de fracassar, de errar, de não alcançar o que esperamos, no momento certo, chega Jesus, e põe fim aos nossos medos, chegando  muitas vezes de maneira como não esperamos.


Gostaria de orar?

Amado Pai celestial
Em nome de Jesus Cristo que nos colocamos perante sua presença
Pedindo perdão por nossas falhas, por nossa falta de confiança
por acharmos que estamos sós nos momentos de adversidade em que o vento contrário sopra forte
Mas nos perdoe e também nos fortaleça
Ajuda aos que sofrem com a terrível síndrome do pânico, cura, amado Pai
Nos aumenta a fé e que possamos perceber que quando Jesus não está no barco, 
continua por perto, só esperando o momento certo para nos socorrer
Que nós possamos permanecer confiando,mesmo quando o tempo da dificuldade parece se prolongar
Tira todo o medo e todo o receio de nossos corações
O amor do Senhor lança fora todo o medo
Acalma nosso corações em meio às tempestades
Nos dá força para remar e suportar a canseira das lutas com a confiança
De que o Senhor vem ao nosso socorro
Jesus disse que estaria conosco até o fim
E sendo assim, que tenhamos a confiança de que Ele está conosco todos os dias
Que possamos ouvi-lo dizer o que deixou o coração dos discípulos cheios de confiança
"Sou eu, não temais"
Fica conosco e nos deixe sua paz
É o que te pedimos e agradecemos,
Em Nome de Jesus

Amém!

Imagem: Christ Walking On The Sea by Charles François Jalalbert (1819 - 1901)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que este nome para o blog?

Guerreando contra o desânimo

O INÍCIO DE UMA JORNADA DE RECONSTRUÇÃO DE VIDA